Publicidade

Acesso Restrito

Flexeiras – Ceará




Jangadeiros trabalhando e a praia de Flexeiras

Localizada ao nordeste do Ceará, no município de Trairi, Flexeiras é uma região de praia pequena, águas límpidas, transparentes e quentes, há 148 quilômetros de Fortaleza. Uma aldeia que possui ótimos bares e restaurantes para atender os turistas que a visitam.

A origem do nome se deu em virtude dos índios da tribo dos Traíras, que ali habitavam, tendo suas mulheres como as responsáveis pela caça e pela pesca, consideradas grandes flexeiras.

A fonte de renda dos moradores desse pequeno vilarejo é a pesca, onde o turista pode vivenciar momentos com os jangadeiros e presenciar seu trabalho árduo.

A especialidade da profissão é a produção de algas marinhas, que acabou por gerar o Festival das Algas, acontecendo sempre no mês de julho, com o objetivo de fortalecer e preservar a cultura ali existente. Para a realização do festival estão envolvidos vários produtores, além do SEBRAE e órgãos do governo local, preocupados em desenvolver ações de sustentabilidade, dando à população condições de renda sem causar prejuízos ambientais.

Durante a festividade acontece ainda o Seminário Norte e Nordeste de Algicultura (criação de algas), com sequencia de palestras que abordam a educação ambiental, composto também por apresentações culturais de músicas, danças, representações teatrais, quadrilhas e outras.

O turismo começa a ser valorizado na região, com a implantação de obras de hotéis luxuosos, assim como melhores condições de traslado, alimentação, etc.

Além das belezas da praia, o turista pode contar com as formações das dunas. As mesmas devem ser visitadas com os guias turísticos em passeios de bugue, que são realizados vagarosamente para se evitar acidentes. Nesses passeios pode-se avistar dezenas de lagoas de água doce que se encontram espalhadas pelas dunas.

A culinária local é à base de peixes e frutos do mar, porém utilizam algas para tornar seus pratos mais exóticos e incrementados.

O artesanato de Flexeiras é constituído por produtos feitos à mão, à base de fibras de coqueiros, além das linhas de cosméticos produzidas na região, tendo as algas como seu principal composto, ótimas para a estética do rejuvenescimento.

Os esportes aquáticos são bem explorados na localidade, como surf, kite surf e o Wind surf, devido à brisa constante que movem as velas. Além desses, as trilhas também são praticadas devido às belezas naturais que fazem parte da geografia de Flexeiras. A Pedra do Chapéu é uma formação rochosa, sendo um lugar onde se pratica o mergulho.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Flexeiras - Ceará - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Ceará



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).