Publicidade

Acesso Restrito

História de Fortaleza



Durante o século XVII duas expedições holandesas se deslocaram até a região do Ceará, a primeira chegou à região em 1637, ocupando o forte de São Sebastião, permanecendo nesse até o levante dos índios residentes na região que dizimaram todos os seus integrantes. Posteriormente, em 1649, a segunda expedição enviada pela Holanda chegou em solo brasileiro construindo o Forte Schoonenborch para garantir a proteção de todos caso houvessem novas invasões.

Após sete anos instalados no forte, os holandeses foram expulsos da região pelos portugueses que melhoraram o forte e chamaram a região de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Em meados de 1690 surgiu um tímido povoado dedicado à Nossa Senhora de Assunção a quem construíram a primeira capela do local.

Nesse período Aquiraz era a sede da Capitania, mas em 13 de abril de 1726 a vila foi brutalmente atacada por indígenas dando à Fortaleza o título de Vila de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Como Fortaleza era uma vila sem expressão econômica e pouco desenvolvida, dependia da vila de Aracati comercialmente.

No século XVIII, Fortaleza apesar de dependente, iniciou seu processo de exportação de algodão para a Inglaterra. No início do século XIX, mais precisamente em 17 de março de 1823, Fortaleza se tornou cidade sob o título de Cidade de Fortaleza de Nova Bragança o que pouco prevaleceu, retornando o nome de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Em 1880, Fortaleza recebeu inúmeros equipamentos que melhorou as condições de vida das pessoas e ainda favoreceu o desenvolvimento da cidade. Ainda nesse período surgiram as primeiras escolas e jornais.

Fortaleza - Ceará - Cidade Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Ceará



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).