Publicidade

Acesso Restrito

Cidade de Goiás




Ruas da cidade, pastelinhos e procissão do fogaréu

A Cidade de Goiás é um município do estado de Goiás que se tornou patrimônio cultural e histórico mundial, sendo reconhecido pela UNESCO, em 2001.

O título foi concedido porque a cidade apresenta uma arquitetura barroca e realiza festejos que são mantidos há séculos, mantendo suas tradições culturais.

Antiga Vila Boa, a cidade foi a primeira capital do estado, a partir da década de 40, Goiânia transformou-se na nova capital.

Localizada a noroeste do estado, a cidade atrai turistas por todo o ano, devido à simplicidade e tranquilidade, além das riquezas culturais que apresenta.

A Casa da Ponte, onde morou a escritora e poeta Cora Coralina é um dos seus principais atrativos. Após o falecimento da mesma, a casa foi transformada em museu, a fim de preservar a história da poetisa. Além desse, o Museu das Bandeiras, Palácio Conde dos Arcos e Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte são ótimas opções de passeios.

A cidade conta com uma iluminação barroca, sendo toda de lamparinas e lampiões. Suas ruas estreitas e com piso de pedras e paralelepípedos dá um toque antigo à cidade, próprio dos monumentos históricos.

A cidade teve parte de seus monumentos arrastados e destruídos em 2001, em razão da cheia de seu rio principal, o Rio Vermelho, sendo restituídos através do trabalho de artistas e historiadores.

É uma cidade pacata que demonstra um ar de lentidão quanto aos apetrechos da modernidade. A época do ano mais agitada é em julho, onde é realizado o FICA – Festival Internacional do Cinema Ambiental.

Festejos históricos são fortemente realizados, como a Procissão do Fogaréu, onde os participantes encenam a perseguição e prisão de Jesus. Durante a perseguição, as luzes da cidade são apagadas e homens encapuzados saem percorrendo os caminhos, as ruas estreitas da cidade, com tochas nas mãos e cerca de dez mil turistas são atraídos pelo cortejo.

O clima da Cidade varia de acordo com a época do ano, tendo duas estações: a seca, que vai de maio a setembro, e a chuvosa entre outubro e abril. A temperatura da cidade fica em torno dos 24 graus, podendo esquentar durante o dia, com forte sol, ou esfriar nos períodos noturnos, na época do inverno.

As hospedagens podem ser feitas em vários hotéis e pousadas da cidade, sendo de caráter luxuoso até os mais simples.

A culinária é simples, bem típica da região, apresentando a famosa galinhada com pequi e os deliciosos pastelinhos de doce de leite, podendo ser facilmente encontrados nos bares e restaurantes da cidade. Vale a pena experimentar!

Cidade de Goiás - Goiás - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Goiás



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2018 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).