Publicidade

Acesso Restrito

História de Pirenópolis



Pirenópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás considerada Patrimônio Histórico e Artístico. É cercada por morros e lindíssimas cachoeiras que engrandece ainda mais a paisagem da cidade que mantém seu aspecto antigo e bucólico.

Antigamente, a região que hoje abriga a cidade de Pirenópolis era uma região indígena. Existiam vários grupos indígenas entre eles, os goyas, os caiapós, acróas, bororos, carajás, xavantes e outros. O povoamento iniciou-se em 1727 pelos portugueses em busca de garimpos de ouro. Em 1732 a Igreja do Rosário foi construída, a região passou a se chamar Povoado de Santo Antônio.

Em 1800 a agricultura e o comércio passaram a tomar força e então derrubou a força das minas de ouro. Com a construção de Goiânia, Pirenópolis que havia sido isolada devido à mudança de rotas, passou a explorar o quartzito-micáceo que em 1960 tomou mais força.

Em 1990, Pirenópolis passou a ser conhecida pelas belezas que exibe e passa então a ter como principal fonte de renda o turismo. É um lugar para pessoas que amam a natureza, o lugar abriga uma colônia de hippies e outros integrantes de correntes esotéricas que dizem que Pirenópolis é uma cidade que contém energias positivas.

Aos pés da Serra dos Pireneus, Pirenópolis se destaca pela cidade que mais preserva a natureza, é a maior unidade de conservação. A cidade conta com o CAT- Centro de Apoio ao Turista que está rotineiramente à disposição dos turistas para informações sobre cachoeiras e outros lugares de visitação.

Pirenópolis - Goiás - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Goiás



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).