Cidades do Brasil

Porto de Galinhas


Atrações turísticas de Porto de Galinhas

No período da colonização do Brasil, a região onde hoje é Porto de Galinhas era habitada por índios Caetés, que, muito bravos, não deixavam os portugueses extraírem as riquezas da região, como o pau-brasil, uma árvore de madeira avermelhada muito valorizada na Europa. Com isso, os portos das cidades vizinhas ficaram mais movimentados.

Nesse período, a escravidão e o tráfico de negros africanos eram bem comuns. Porém, muitos escravos eram contrabandeados e vinham escondidos nos navios negreiros, por baixo das gaiolas de galinhas. Para que os barões e fazendeiros soubessem da chegada dos negros ao porto era anunciada a frase “tem galinha nova no porto”, o que levou a região a ficar conhecida como Porto de Galinhas.

Localizada no município de Ipojuca, estado de Pernambuco, Porto de Galinhas é uma atração turística devido às belas praias, além da excelente estrutura hoteleira e resorts que possui.

Num conjunto de praias com grandes belezas naturais, podemos encontrar as praias de Muro Alto, Cupê, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

As atrações turísticas do local ficam por conta de caminhadas, mergulhos e surf, além de passeios em jangada, buggy e Jet ski. Os turistas também se divertem muito com as trilhas a pé, a cavalo ou de bicicleta, pois as belezas naturais da região são várias, podendo ser muito admiradas durante esses passeios.

Os esportes mais praticados são o surf, com a realização de campeonatos internacionais no mês de outubro; o mergulho e o kitesurf, um esporte de origem francesa, onde o atleta anda sobre uma prancha puxada por uma pipa, fazendo manobras radicais.

A culinária local volta-se para os pratos feitos com carne de sol, frutos do mar e não podia faltar a galinha à cabidela.

O clima da região é quente úmido por quase todo o ano, onde o visitante pode encontrar águas com temperatura média de 28 graus, nas piscinas naturais que se formam em meio aos arrecifes de corais.

Como figura principal do artesanato da região, está a galinha, que representa o nome da localidade. Vários artigos podem sem encontrados em lojas e feiras de exposição. Os artesãos são criativos, produzem artigos utilizando desde o couro até escamas de peixes.

Porto de Galinhas - Pernambuco - Cidades Brasileiras




URL: http://cidadebrasileira.brasilescola.uol.com.br/pernambuco/porto-galinhas.htm