Publicidade

Acesso Restrito

Mariana/MG




O estilo barroco da cidade e viajem de trem na região

Mariana é uma cidade histórica de Minas Gerais, localizada a 112 quilômetros da capital mineira e a apenas 18 quilômetros de Ouro Preto. Foi o primeiro povoado formado da região, ainda no século XVII.

Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área da cidade é de 1.193,293 km2, tendo ainda uma população de 54.689, de acordo com a última pesquisa, realizada em 2004.

Para se chegar à cidade, o turista que vai de São Paulo deve pegar a BR-381 (Fernão Dias) sentido Belo Horizonte, sendo necessário chegar à BR-040 até o trevo de acesso à BR-356, a rodovia dos inconfidentes.

Para quem vai do Rio de Janeiro, a opção é mais fácil, pela BR-040 e depois seguindo pela rodovia dos inconfidentes, BR-356.

Por ser uma cidade de cultura histórica, suas atrações turísticas estão voltadas para igrejas, museus, passeios a cachoeiras, trilhas, minas, estação de trem (RFFSA) que funciona até hoje, podendo-se viajar pela mesma com a passagem ao preço de R$18,00.

É importante conferir o calendário de festividades da cidade, pois apresenta uma grande diversidade nas comemorações. Dentre as principais destacam-se: carnaval, semana santa, festival da vida, festas juninas, festa da panela de pedra, encontro de motociclistas, Iron Bike (maior competição de bicicleta da América Latina), semana do Athayde (maior pintor barroco do Brasil), encontro internacional de palhaços, etc.

Sua economia está voltada para a extração de minérios de ferro, sendo participante do quadrilátero ferrífero do Estado. Porém, o turismo tem elevado o crescimento econômico da cidade.

A estrutura da cidade comporta rede de hotéis e pousadas que variam de acordo com as necessidades dos clientes, desde os mais simples aos mais bem montados.

A culinária da região é à base da comida mineira, carne de porco, couve e tutu de feijão, torresmo bem sequinho e uma cachaça especial, preparados em fogão à lenha, podendo ser encontrados outros tipos de restaurantes como: pizzarias, comidas por quilo, bares, lanchonetes, etc. Os ambientes dos mesmos são bem acolhedores, assim como o povo mineiro.

Os turistas que se interessarem por conhecer Mariana devem levar agasalhos, pois durante a noite as temperaturas tendem a cair. Se estiver no período do inverno são necessários agasalhos mais pesados, pois o frio torna-se intenso.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Mariana - Minas Gerais - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Minas Gerais



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).