Publicidade

Acesso Restrito

Pontos Turísticos de Ouro Preto




Museu da Inconfidência e Carnaval pelas ruas da cidade

Ouro preto é a primeira cidade tombada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

O título lhe foi conferido, pois nunca perdeu os aspectos da arte barroca em seus museus e igrejas, nem tampouco teve a estrutura da cidade modificada, mantendo as casas em estilo colonial, as ruas de pedras e paralelepípedos, estreitas e abruptas.

A rodovia de melhor acesso à cidade é a BR-040 seguindo depois pela BR-356. Para quem vem de São Paulo, o melhor caminho a seguir é pela BR-381, sendo que no trevo de Lavras deve-se seguir pela BR-265, no sentido Barbacena, sendo possível pegar a BR-040 mais adiante.

Todos esses aspectos culturais e históricos estão estampados pelas ruas da cidade, que é muito visitada em finais de semana e feriados.

A estrutura da mesma comporta uma rede de hotéis de alta qualidade, podendo receber grande quantidade de turistas de uma única vez.

Dentre tantas atrações da cidade estão lojas de antiguidades, que são facilmente encontradas, podendo-se admirar objetos de grande valor artístico do barroco brasileiro.

O pico do Itacolomi (a pedra do menino) forma um místico cenário e é uma atração turística da cidade, onde pode-se avistar uma pedra pequena ao lado da montanha, como se fosse mãe e filho.

Os restaurantes do local apresentam uma culinária diversificada, sendo possível encontrar pizzarias, lanchonetes, bares e restaurantes onde são servidos desde caldos até os pratos mineiros, preparados em fogão à lenha, preservados desde o século XVIII. Dentre os principais pratos da cozinha mineira estão o lombo de porco, o tutu de feijão, couve mineira, torresminho, bisteca assada com mandioca, dentre outros. Além dos pratos culinários, em Minas é possível saborear os melhores pães de queijo do país.

Por ser uma cidade de cunho religioso, a mesma apresenta um calendário de festas e comemorações por quase todo ano, de fevereiro a dezembro. Dentre os principais festejos da cidade estão: A Semana da Inconfidência, realizada entre 16 e 21 de abril; Festival de Vinhos e Queijos, de 24 a 27 de abril; o Cineop – mostra de cinema, acontece em junho; Festival de Inverno, no mês de julho; a festa da padroeira da cidade, em 15 de agosto; Semana do Aleijadinho, de 12 a 18 de novembro, e tantas outras. Vale a pena conferir!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Ouro Preto - Minas Gerais - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Minas Gerais



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).