Publicidade

Acesso Restrito

História de Nilopólis



Nilópolis foi incluída em uma sesmaria pertencente a Martim Afonso de Souza, quando este dividiu a capitania hereditária de São Vicente em sesmarias. Posteriormente, Nilópolis foi transformada em uma grande fazenda denominada de São Mateus.

A capela de São Mateus foi construída em 1637, por João Alves Pereira, no alto da Colina de Nilópolis, recebendo este nome em homenagem ao filho de Domingos Machado Homem, que era padre nessa data.

A fazenda foi vendida ao português João Alves Mirandela, em 1900. A fazenda São Mateus deu lugar ao povoado de São Mateus, quando o proprietário a dividiu em pequenos lotes e os vendeu.

O coronel Júlio de Abreu comprou vários lotes, com o objetivo de edificar uma cidade promissora. A primeira casa foi construída por ele, o marco da fundação de Nilópolis aconteceu com a inauguração da casa, em 6 de setembro de 1914.

Em 1916, São Mateus passou a ser um distrito independente.

O nome Nilópolis foi uma homenagem feita ao presidente da República da época, Nilo Peçanha, que exerceu grande influência no desenvolvimento da cidade.

Nilopólis - Rio de Janeiro - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Rio de Janeiro



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).