Publicidade

Acesso Restrito

Serra do Rio do Rastro/SC




Vistas do Mirante – paisagem natural e estrada

A Serra do Rio do Rastro está localizada no Estado de Santa Catarina, sendo cortada pela rodovia estadual 438, com curvas fechadas e subidas excessivas, quase na vertical.

A serra é parte integrante do município de Lauro Müller, que possui uma população de, aproximadamente, 15 mil habitantes, tendo sido fundado em 1956. O mesmo encontra-se ao pé da serra, estando a uma distância de onze quilômetros.

As cidades que fazem limite com Lauro Müller são Bom Jardim da Serra, Urussanga, Treviso e Orleans, estando bem próximas da Serra do Rio do Rastro.

Com uma altitude acima de 1460 metros, possui um mirante que possibilita uma das vistas mais belas da região, além de ter um hotel bem estruturado e muito agradável de ficar. Mas os agasalhos são indispensáveis, pois as temperaturas na região são baixas em razão do clima temperado e da altitude.

A estrada de acesso possui vários quiosques, onde os turistas fazem suas paradas e admiram as belezas naturais ali existentes, nos mesmos são vendidas frutas frescas, sucos, tudo num clima de respeito à natureza.

Em virtude da iluminação que recebera em 2002, a serra ganhou o apelido de Caminho da Luz.

Dentre as belezas da serra, além da linda paisagem natural, podemos encontrar um local de muita tranquilidade, com grande diversidade de fauna e flora, pertencentes à mata Atlântica.

A vista é maravilhosa, é possível encontrar facilmente macacos, macacos-prego, quatis, pacas, saguis, tamanduás, tatus, araras, tucanos, papagaios, águias vindas do Chile, além de uma diversidade de felinos, desde os pequenos gatos do mato até jaquatiricas, lobos-guará, dentre outros.

A estrada é impressionante, com um desenho em vai e vem, que avistada do mirante dá a impressão de ser uma cobra contorcida, dentro de um canyon. Durante o percurso existem várias cachoeiras escorrendo suas águas pelas pedras, paredes que cercam a estrada, deixando o clima frio e úmido.

A economia da região, através das cidades vizinhas, está voltada para a agricultura, sendo um dos maiores produtores de maçã do país, além dos pinhões, batatas, feijão e milho. Desenvolvem ainda a pecuária extensiva, através da apicultura, produção de mel; ovinocultura, criação de ovelhas; e truticultura, criação de trutas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Santa Catarina



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).