Publicidade

Acesso Restrito

História de São Bernardo do Campo




Visão panorâmica da cidade, pátios de montadoras e início do vilarejo

A atual cidade de São Bernardo do Campo foi fundada em 1550 por João Ramalho, um português que veio explorar as terras do Brasil.

Nessa época o pau-brasil era explorado de forma intensa, sendo vendido aos países europeus, assim como acontecia a venda dos índios. Devido à exploração da madeira, surgiram as primeiras serrarias, já caracterizando que a economia local tendenciava para a industrialização, desenvolvendo as indústrias de móveis e depois as têxteis.

O povoado iniciou-se numa região de planalto, primeiramente com o nome de Santo André da Borda do Campo, em 8 de abril de 1553 foi oficializada como vila, devido seu rápido crescimento.

Em 1717 teve seu nome alterado para “São Bernardo” do Campo, advindo de uma capela que homenageava o mesmo, na fazenda dos monges Beneditinos. O aniversário da cidade é comemorado no mesmo dia do santo padroeiro da cidade, em 20 de agosto.

No ano de 1812 a vila foi elevada à freguesia, pelo marquês de Alegrete e, em 1890, tornou-se município, em razão da implantação do governo, na ocasião, republicano.

Com a ligação direta entre as cidades de Santos e São Paulo, o trecho da Vila de São Bernardo perdeu seu movimento. O Bairro da Estação já tinha uma boa população estabelecida, e em 1867 foi considerado um centro urbano, e recebeu o nome de Santo André.

Como sua estrutura se desenvolvia com sucesso, passou a ser sede do município, principalmente pela facilidade de acesso, em face das proximidades com a ferrovia. O município passou a receber o nome de Santo André e São Bernardo passou a ser um distrito da região.

Alguns anos mais tarde São Bernardo do Campo emancipou-se política e administrativamente, e se desvinculou de Santo André no ano de 1944.

Em 1950, a cidade recebeu o principal parque automobilístico do Brasil, ocasionando a aceleração em seu crescimento populacional, passando de 60 mil habitantes para 740 mil, entre 1960 e 2000. Segundo pesquisa realizada em 2008, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população atual da cidade é estimada em 801 mil habitantes.

As principais montadoras de veículos do Brasil estão instaladas em São Bernardo, como a Mercedes-Benz, Toyota, Ford, Volkswagen, Scania e outras, voltando sua economia para o setor automobilístico e de autopeças – para suportar a demanda da quantidade fabricada.

Com isso, a cidade foi intitulada como a Capital do Automóvel, sem esquecer a fabricação de móveis que vem a longos anos obtendo crescimento.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

São Bernardo do Campo - São Paulo - Cidades Brasileiras

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de São Paulo



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).